Pacientes com câncer e os cuidados paliativos
- contato173200
- 31 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Como já falamos por aqui, os cuidados paliativos têm como propósito melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de pacientes e familiares diante de uma doença que ameaça a continuidade da vida. Inclusive, no início foi pensado para doenças oncológicas. Atualmente, engloba qualquer tipo de patologia que possa prejudicar o paciente.
Assim, nosso conteúdo hoje foca em pacientes com câncer para entendermos como os cuidados paliativos podem auxiliar. Para saber mais, é só continuar a leitura!
Cuidados paliativos no tratamento de pacientes com câncer
Em resumo, os cuidados paliativos são um tipo de abordagem que pode ser utilizada para o tratamento e melhora da qualidade de vida de pacientes oncológicos. Logo, são os cuidados de saúde integrais à pessoa com doença grave, progressiva e que ameaça a continuidade de sua existência. Assim, busca aliviar dores e diminuir o sofrimento. Assim como, integrar aspectos espirituais e psicológicos, permitindo e aceitando as emoções envolvidas.
Lembrando que esses cuidados não são apenas utilizados quando os procedimentos não funcionam mais ou não há possibilidade de cura. Ou seja, também são importantes para identificação precoce de outras complicações, tratamento de dores e outros sintomas.
E quando esse tipo de cuidado deve iniciar? O mais antecipado possível! Também pode estar associado juntamente com os tratamentos que objetivam a cura, ajudando nos sintomas de difícil controle e melhorando as condições clínicas dos pacientes com câncer. Já na fase terminal, pelo pouco tempo de vida, o tratamento paliativo é prioritário para garantir conforto e dignidade.
Idosos com câncer a abordagem paliativa
Em idosos, os cuidados paliativos se tornam ainda mais fundamentais para assegurar a qualidade de vida. Importante dizer novamente que qualquer tipo de câncer que possa ameaçar a vida tem indicação para começar esse tipo de cuidado. Seja com progressão mais acelerada, como o câncer de pâncreas e pulmão, quanto outros que não devem ser negligenciados, como próstata e mama.

Outro ponto que deve ser entendido pelos pacientes com câncer e familiares, é que a abordagem não tem como proposta estender a vida, mas podem vir a prolongá-la ao permitir que a pessoa atinja seu potencial, respeitando as limitações da patologia. Dessa forma, os envolvidos podem viver da melhor forma com o tempo que ainda resta. Afinal, é preciso compreender e conversar sobre a finitude da vida.
Para conhecer mais possibilidades acerca do tratamento paliativo, conte com a Am.me! Oferecemos atendimento médico para dentro dos lares, aliando excelência técnica e cuidado humanizado. Assim, assistimos pacientes que necessitem de cuidados complexos, pacientes em cuidados paliativos e que precisam de avaliação para melhor controle de sintomas. Se quiser nos acompanhar mais, também estamos no Instagram.
Comments