top of page

Espiritualidade para pacientes e familiares em cuidados paliativos: conexão e conforto

  • contato173200
  • 29 de fev. de 2024
  • 2 min de leitura

Nos cuidados paliativos, reconhecemos a pessoa como um ser completo, composto não apenas de corpo e mente, mas também de uma dimensão espiritual profundamente significativa. Inclusive, a espiritualidade é intrínseca ao ser humano, visto que é capaz de transcender e se conectar com “algo maior”.

A espiritualidade desempenha um papel crucial para pacientes e familiares em cuidados paliativos, oferecendo conforto, apoio e uma fonte de significado e esperança em meio às dificuldades da doença e do fim da vida. Vamos abordar essa importante dimensão e sua relevância tanto para pacientes quanto para familiares.


A espiritualidade nos cuidados paliativos

Por que a espiritualidade é uma das dimensões consideradas nos cuidados paliativos? Primeiro, pois pode oferecer conforto e esperança em momentos de sofrimento, ajudando os pacientes a encontrar significado em sua jornada e a lidar com medos e incertezas.

Como é uma abordagem integral e humanizada, leva em conta a multidimensionalidade das pessoas. Por isso, a atenção à espiritualidade complementa os cuidados médicos e auxilia no bem-estar emocional e psicológico. Inclusive, auxilia desde o momento do diagnóstico de doenças difíceis.

Algo que nem sempre é mencionado, é a capacidade da espiritualidade de promover uma sensação de conexão com algo maior do que nós mesmos, seja através da religião, da natureza, ou de valores e princípios pessoais. Logo, pode  oferecer um senso de pertencimento e comunidade.


Pacientes e familiares em cuidados paliativos na busca de conforto

Em termos práticos, rituais religiosos ou ações espirituais, como oração, meditação, ou simplesmente estar em contato com a natureza, podem oferecer paz interior aos pacientes e familiares em cuidados paliativos. Importante dizer que a espiritualidade não é exclusiva dos pacientes, sendo uma fonte de apoio e conforto para os familiares, ajudando-os a encontrar significado para todo processo.

Aqui na Am.me reconhecemos a importância da espiritualidade nos cuidados paliativos. Por isso, é preciso estar internalizado e deve ser conhecido por toda equipe multidisciplinar.

Dessa forma, é possível promover um suporte integral, incluindo atenção às necessidades espirituais de pacientes e familiares em cuidados paliativos paliativos. Assim como, não adianta incentivar práticas espirituais nos pacientes se sua voz e suas vontades não são ouvidas de fato.

 
 
 

Comentários


bottom of page