top of page

Importância da geriatria e quando procurar um médico geriatra

  • contato173200
  • 28 de abr. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 8 de jun. de 2022

Com o aumento da expectativa de vida e da população idosa, novas especialidades foram sendo necessárias em diversas áreas. E com a medicina não seria diferente! Por isso, a geriatria tem se desenvolvido cada vez mais.

A palavra foi criada em 1909 e começou a surgir como uma área médica específica em 1935. Ao contrário do que muitos pensam, a geriatria como especialidade possui características que a diferenciam do clínico geral. Portanto, não é correto dizer que o geriatra é o clínico geral do idoso. Vamos saber mais sobre essa especialidade? É só continuar a leitura!


O que é e qual a importância da geriatria


A geriatria é a especialidade médica que está integrada na área de gerontologia e apresenta instrumental específico com objetivos de promover saúde, prevenção e tratamento de doenças, assim como reabilitação funcional e cuidados paliativos. A gerontologia, por sua vez, é o estudo do envelhecimento em diversos aspectos (biológicos, psicológicos, sociais, entre outros) e envolve diferentes profissionais com diversas formações que interagem entre si (como psicologia e nutrição).

O médico geriatra é aquele que se especializou no cuidado de pessoas idosas. Com a chegada dessa etapa da vida, alguns fenômenos biológicos começam a aparecer e a adaptação às sobrecargas funcionais começa a diminuir. Logo, o processo de envelhecimento impacta no comportamento e demanda abordagens diferenciadas.

Como crianças e jovens apresentam especificidades tratadas pela pediatria, o mesmo acontece com os idosos. Ou seja, os médicos geriatras se fazem necessários, pois conseguem analisar e distinguir essas mudanças físicas, psicológicas, anatômicas e funcionais do processo natural de envelhecimento.



ree

Quando procurar um geriatra?


Como comentamos no início do conteúdo, diferente de algumas especialidades, a geriatria não se restringe a analisar um órgão ou sistema do corpo. Na verdade, dedica-se à saúde de forma integral dos indivíduos na faixa etária a partir dos 60 anos. É importante lembrar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são considerados idosos pessoas de 60 a 74 anos de idade.

Ao começar o acompanhamento com um geriatra, ocorre a individualização do processo de cuidados do paciente, evitando a necessidade de consultar vários profissionais ao mesmo tempo. Mas, não podemos esquecer que o geriatra também trabalha com equipes multiprofissionais, especialmente com especialidades mais necessárias na terceira idade, como cardiologistas e neurologistas.

Existem, em geral, três momentos em que se deve procurar um geriatra. O primeiro é de forma preventiva para se orientar como envelhecer de maneira saudável. O segundo acontece com o acompanhamento do processo natural de envelhecimento (já em evolução). Já o terceiro momento está relacionado com o acompanhamento de doenças nessa fase da vida a fim de evitar outras sequelas e reabilitando aquelas que já existem.

Na Am.me somos especialistas em geriatria e com atendimento domiciliar voltados para essa área. Com uma avaliação global e integrada, oferecemos acompanhamento personalizado e de acordo com os cuidados geriátricos necessários. Também, atuamos com cuidados paliativos para proporcionar uma vida com o mínimo de sofrimento e o máximo de acolhimento. Para saber mais é só clicar aqui e se quiser nos acompanhar no Instagram clique aqui.


 
 
 

Comentários


bottom of page