top of page

Como lidar com o diagnóstico de doença grave

  • contato173200
  • 26 de set. de 2022
  • 2 min de leitura

Receber a notícia de doença, seja você, um familiar ou amigo, não é fácil, visto que isso mexe com diversos aspectos, em especial os emocionais. Quando o diagnóstico provém de uma doença grave, a situação se complica mais ainda, afinal o risco de morte e sequelas pode estar envolvido.

Vamos falar sobre formas de lidar com o diagnóstico de doença grave e como os cuidados paliativos estão envolvidos nesse ponto. Continua acompanhando para saber mais!

Apoio psicológico e emocional durante o processo de diagnóstico


O processo do diagnóstico pode ser longo e dolorido, pois muitas vezes são necessários diversos exames e consultas, o que por si só pode ser desgastante. Dessa forma, a angústia começa antes do resultado, pois acabamos imaginando cenários possíveis e eles nem sempre são positivos. O diagnóstico de doença grave se torna mais complicado: podem ocorrer negações e desespero antes do resultado final.

Por isso, o apoio psicológico é fundamental para que o paciente, seus amigos e familiares consigam lidar e aceitar a doença em questão. Para que a pessoa não se sinta sozinha e possa enfrentar a complicação, o papel dos psicólogos se torna imprescindível. E o próprio médico precisa estar atento a melhor forma de contar o diagnóstico e deve oferecer aporte emocional proporcionando cuidados mais humanizados.

Além disso, os aspectos emocionais precisam ser cuidados ao longo de todo processo, como no tratamento da doença, já que cada pessoa reage de uma maneira diferente. Sentimentos e atitudes como medo, paralisia, culpa e desânimo acabam acontecendo em muitos casos, mas é preciso buscar formas e iniciativas para lidar com isso.


Diagnóstico de doença grave e os cuidados paliativos


Como os cuidados paliativos abrangem não somente os cuidados físicos, mas também os sociais, psicológicos e espirituais, é uma abordagem eficaz para lidar com diagnóstico de doença grave e própria finitude da vida. Assim, oferece equipes e espaços acolhedores e confortáveis para falar e reconhecer emoções, assim como para estimular novas formas de enxergar as condições que a doença traz.


ree

Já com a busca do diagnóstico os cuidados paliativos podem ser pensados como uma alternativa viável para diminuir o sofrimento e proporcionar uma vida com mais qualidade. Isto é, essa abordagem não deve estar presente apenas na fase final da vida, pois a adesão do paciente resulta em respostas melhores desde o início do tratamento.

O diagnóstico de doença grave, como mencionamos, é desafiador, mas pode ter alguns impactos minimizados. Como acreditamos e praticamos os cuidados paliativos, entendemos como uma alternativa promissora para pacientes e familiares. Conheça mais sobre esse tipo de cuidado e nossa forma de atuação por aqui. E também estamos no Instagram com mais conteúdos sobre a temática.


 
 
 

Comentários


bottom of page