Aposentadoria e pós-carreira: mais liberdade e possível vazio social
- contato173200
- 7 de fev. de 2022
- 3 min de leitura
A terceira idade traz diversas mudanças na vida das pessoas. Para além das transformações físicas e mentais, também ocorrem modificações na vida social. Um desses exemplos é o momento da aposentadoria e pós-carreira.
Essa etapa pode ser bastante conflitante, em vista das diversas emoções vividas. De um lado, há mais liberdade, tempo e desaceleração da rotina. Por outro, pode surgir o sentimento de vazio e perda de identidade.
Vamos entender mais um pouco sobre esses dois pontos? Eles estão sendo cada vez mais discutidos com objetivo de desenvolvermos formas mais saudáveis de lidarmos com essa fase.
Trabalho e propósito de vida
O trabalho assumiu um papel relevante em nossa sociedade: quando perguntamos algo sobre alguém, geralmente as primeiras informações estão relacionadas com profissão e funções. Por isso, o trabalho é considerado estruturante.
Somado a isso, as pessoas estão buscando ofícios relacionados com o que acreditam e, sobretudo, com seu propósito e estilo de vida. Dessa forma, encontram realização não apenas profissional, mas pessoal, a partir dos seus valores e crenças.
Olhamos para as novas gerações que estão chegando ao mercado de trabalho, mas pouco falamos sobre quem está saindo e questões de aposentadoria. O pós-carreira também precisa ser discutido e merece toda atenção, em especial, porque são poucas organizações que investem em programas de preparação para a aposentadoria.
Assim como, na área da saúde ainda há poucas iniciativas que se atentem a aposentadoria e pós-carreira na terceira idade. Como lidar com essa etapa que envolve novas rotinas de cuidados e exames e com a ausência de atividades habituais?
Aposentadoria e pós-carreira: momento de transição
Com a expectativa de vida cada vez maior e o envelhecimento acelerado, o tempo de aposentadoria também aumenta. Como o trabalho ocupa boa parte da nossa vida e envolve muitos esforços, esse período de transição pode ser dolorido, gerar angústias e esvaziamento do propósito de vida.
Esse momento é marcado por muitas emoções e expectativas conflitantes: de acordo com matéria publicada na Revista Você RH (edição junho/julho de 2020), o pós-carreira pode gerar ansiedade e depressão e as empresas são bases importantes para apoiar os processos de transição.
Apesar da sensação de missão cumprida, curiosidade e certa liberdade, ocorre o vazio da rotina, perda de identidade e status social. Além disso, questões gerais de saúde em relação à idade, bem como doenças mentais, podem afetar o equilíbrio psicológico desse profissional idoso.
O caso fica mais grave quando encontramos indivíduos que centraram todos os seus esforços na construção de sua carreira e sacrificaram interesses pessoais e familiares. Dessa forma, a aposentadoria e pós-carreira podem se tornar um sofrimento. Inclusive, os riscos de desenvolver depressão durante a transição para aposentadoria são mais elevados.

Envelhecimento ativo e amparo médico
Diante desse cenário, é preciso conscientizar as pessoas e as empresas para se prepararem para o momento de transição e mostrar que há diversas possibilidades nessa fase. Mesmo sabendo que esse dia chegará, são poucos os que se planejam com antecedência para a aposentadoria e pós-carreira na terceira idade.
Dessa maneira, parar de trabalhar de vez é uma alternativa cada vez menos escolhida. Ainda conforme a Revista Você RH, as pessoas estão buscando complementar a renda, manter-se ativas, começar um projeto pessoal ou uma nova carreira. Independente da escolha, é preciso planejamento financeiro para ter autonomia e viver com saúde física e mental.
E não podemos esquecer que, muitas vezes, outras doenças começam a aparecer, o que pode afetar a rotina e os planos de aposentadoria e pós-carreira. Para que essa etapa seja planejada e aproveitada de forma sadia, o amparo médico domiciliar tanto para cuidados geriátricos quanto paliativos é uma ótima alternativa. Assim, o idoso tem acesso a avaliações globais e integradas, organização dos cuidados, atendimento personalizado e uma equipe de saúde disponível para apoio.
Consequentemente, com acompanhamento continuado (seja para quem já possui determinadas doenças e sintomas ou com propósito terapêutico e preventivo), as pessoas podem continuar ativas e reinventar suas atividades na aposentadoria e pós-carreira. Na Am.me, oferecemos todos esses cuidados com excelência e de forma humanizada, conheça mais sobre nós aqui ou nos chame pelo WhatsApp.
Comentários