Dores articulares e reumatismo: como surgem?
- contato173200
- 4 de jul. de 2022
- 3 min de leitura
Das diversas patologias que aparecem com a idade avançada, uma das mais comuns são as dores articulares, também chamadas de queixas osteomusculares. Assim, na população idosa, atrapalham na mobilidade tanto pelos incômodos das dores em si quanto pela diminuição das atividades físicas.
Antes, essas complicações eram vistas como um processo natural, como se não houvesse formas de tratamento. Por outro lado, hoje em dia sabemos que é possível mudar o curso dessas doenças. Por isso, a seguir abordamos como surgem as dores articulares e o reumatismo, bem como algumas possibilidades de tratamento. Boa leitura!
O que são dores articulares e reumatismo?
Vamos começar entendendo o que são as dores articulares: costumam envolver cartilagens, revestimos articulares, ligamentos e ossos. Dessa forma, podem ser:
Agudas ou crônicas;
Inflamatórias ou traumáticas;
Mecânicas ou traumáticas.
Cada tipo se manifesta de diferentes formas e as causas são variadas, ou seja, de uma gripe até uma queda, ambas podem ocasionar dores articulares. As mais comuns acontecem na coluna (tanto na região cervical quanto lombar), assim como nas articulações inferiores, como joelhos e tornozelos. Diferentemente da dor muscular, na articular existe uma impotência funcional que impede o movimento e, às vezes, não é possível completá-lo.
Já o reumatismo caracteriza mais de 200 doenças que afetam as pessoas idosas em articulações, músculos, ligamentos, tendões e o esqueleto. Nesse contexto, o tipo mais corrente é a artrose, uma doença reumática e crônica, mais incidente em pessoas com mais de 65 anos. Dessa forma, pode levar a uma incapacidade funcional progressiva. Outros exemplos são a artrite, gota, bursite, epicondilite, torção no joelho e tendinite.

Problemas e causas das dores articulares e do reumatismo
Como já falamos, as causas são bem variadas e levam a diferentes problemas, dependendo do tipo de doença. Por isso, vamos citar algumas delas e como surgem:
Artrose: acontece devido ao desgaste da cartilagem das articulações provocadas pelo processo de envelhecimento natural do corpo e também pode ser desencadeada por quadros de hipotireoidismo;
Artrite: processo inflamatório das articulações que pode ser causado por infecções ou doenças auto-imunes;
Tendinite: se refere à inflamação do tendão e costuma aparecer por conta da realização de movimentos repetitivos;
Torção no joelho: pode acontecer por causa de movimentos bruscos, pancadas no joelho ou alongamento excessivo dos ligamentos.
Além dos aspectos já citados, o reumatismo é causado por fatores genéticos. Por outro lado, o hábito de fumar e a exposição a poluentes (do tipo sílica) também podem desencadear doenças. Outro ponto importante, é que a patologia afeta três vezes mais mulheres do que homens.
Possíveis tratamentos
As dores articulares e o reumatismo causam muitos problemas no cotidiano dos idosos, logo, é importante sempre procurar especialistas assim que as implicações surgem. Sendo assim, os tratamentos são voltados para o alívio e prevenção de dores. Então, qual o momento de procurar um médico? Em especial, quando tiver febre sem motivos aparentes, ao perceber as articulações duras ou rígidas por mais de três dias e apresentar perda de peso sem motivos.
Em relação aos tratamentos, os mais comuns são repouso, uso de medicamentos anti-inflamatórios e crioterapia (uso de compressas quentes ou frias nos locais das dores). Além disso, são indicados fisioterapeutas e acupuntura. No reumatismo, alguns pacientes podem ter casos de ansiedade e depressão, o que torna necessário a complementação com ansiolíticos e antidepressivos.
Em todos os casos de dores articulares e reumatismo, o acompanhamento frequente se faz necessário para que as doenças não avancem. Por isso, a Am.me oferece atendimento domiciliar continuado e humanizado, focando nos cuidados paliativos e geriátricos. Nosso objetivo é promover o bem-estar e a qualidade de vida aos idosos, seja qual for sua. Conheça nossos serviços por aqui e se quiser conferir outros conteúdos, estamos no Instagram.
Comentários