Cuidados paliativos pediátricos e humanização de atendimentos
- estefaniamocelin
- 21 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Quando pensamos em cuidados paliativos, geralmente associamos essa abordagem ao cuidado de pacientes adultos em estágios avançados de doenças crônicas. No entanto, essa abordagem também tem um papel fundamental na pediatria.
Assim, os cuidados paliativos pediátricos oferecem suporte e conforto tanto às crianças quanto às suas famílias durante momentos difíceis. Continue acompanhando o texto para conhecer mais!
Atuação em pediatria
Os cuidados paliativos pediátricos são uma atuação que se concentra em aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida de crianças com doenças graves ou que ameaçam a vida. Essa abordagem não apenas trata dos sintomas físicos, mas também aborda as necessidades emocionais, psicossociais e espirituais da criança e de sua família.
Dessa forma, um dos principais propósitos é proporcionar uma experiência de vida o mais digna e confortável possível para a criança, independentemente do prognóstico.
Portanto, isso inclui o controle eficaz da dor e de outros sintomas, como náuseas, falta de ar e fadiga, que podem acompanhar doenças graves. Nesse contexto, os cuidados paliativos trabalham em estreita colaboração com toda a equipe multiprofissional para garantir que a criança receba os tratamentos apropriados em todas as dimensões.
Cuidados paliativos pediátricos para humanização
Além disso, os cuidados paliativos pediátricos também se concentram em promover a humanização dos momentos vividos pela criança e sua família. Ou seja, criar um ambiente de apoio, em que a criança se sinta segura, ouvida e respeitada. Os profissionais de cuidados paliativos são desenvolvidos para ajudar as crianças a expressarem suas necessidades e desejos, permitindo-lhes participar ativamente das decisões relacionadas ao seu cuidado.
Outro aspecto fundamental dos cuidados paliativos pediátricos é o apoio emocional e psicossocial oferecido às famílias. Nesse momento, os cuidados paliativos entram em ação, fornecendo suporte emocional, aconselhamento e orientação prática.
Consequentemente, os profissionais especializados em cuidados paliativos conseguem ajudar as famílias a entender a situação e oferecer respostas assertivas às suas preocupações, assim como a encontrar os recursos adequados.
Comentários